
Como tudo começou...
Em Mallet, um grupo de imigrantes poloneses que viam a educação como caminho para o desenvolvimento e progresso da região, reuniram-se e criaram o Kolegium Mikołaj Kopernik.
Com muito esforço e dedicação adquiriram uma área de 33.100m². E assim, nasce a escola em 28 de fevereiro de 1911, iniciando as atividades dos cursos do 1º e 2º ano do ensino médio. Todo esse patrimônio educacional e cultural foi iniciativa dos cidadãos: Romão Paul, Tadeu Suchorski, Romualdo Krzesimowski, Stefan Bartoszek, Józef Baziewicz, Michal Trojan, Janina Kraków, Stefan Rosinski, Henryk Sobanski.
A escola mudou a vida dos que concluíram seus estudos. Mallet tornou-se um centro cultural, recebendo alunos da região e de outros estados.
A escola contava com um laboratório de química e física, biblioteca com cerca de 2000 volumes, aulas de música, dança, atletismo e várias outras modalidades esportivas. A escola teve suas atividades encerradas com o movimento nacionalista de Vargas. Com isso, algum tempo depois, passa a funcionar no local o Ginásio Malletense, que também levava o nome de Nicolau Copérnico, mas agora, como escola brasileira.

Sobre o projeto
Após décadas de inatividade, em 2022, as instalações do antigo Kolegium Mikołaj Kopernik passam por uma metamorfose. Com uma parceria firmada entre a Associação Polono-Brasileira Nicolau Copérnico e a Stowarzyszenia Wspolnota Polska, as instalações do prédio centenário, estão sendo revitalizadas, para que abrigue a Casa da Memória.
A Casa da Memória será um local dedicado à história da imigração polonesa na região. O local contará com um acervo histórico centenário, com documentos únicos e objetos da época em que o Kolegium Mikołaj Kopernik ainda era ativo. Tudo isso exposto de uma maneira que o visitante se interesse cada vez mais pela nossa história.

Estágio de reforma
Telhado
Rede elétrica
Reparo e pintura
Exposição
Total
100%
100%
100%
60%
90%
Última atualização: 15/09/2023
